14 de março de 2018

Aracaju e sua memorável estrutura arquitetônica


Por Anneli Rodrigues e Pedro Nascimento

O processo de urbanização de várias cidades brasileiras ocorreu de forma acelerada. Em Aracaju não foi diferente. Esses dados se mostram não somente em números, mas, também, em cada esquina, quarteirão ou bairro da cidade sergipana.

O que é visto hoje, são monumentos históricos que contrastam com edifícios modernos, shoppings, parques de lazer, calçadões com lojas comerciais, feiras locais, dentre tantos outros pontos turísticos - ou não - que foram construídos ao longo dos anos em que a cidade foi se desenvolvendo.

Palácio Museu Olímpio Campos, antiga sede do Poder Executivo (1856). (Fotos: Pedro Nascimento/Acervo IBGE)

Com todos esses avanços, muitas casas e prédios antigos aos poucos foram derrubados, reformados ou tombados como Patrimônio Histórico do Estado, como, por exemplos, o Palácio Museu Olímpio Campos e o Palácio Fausto Cardoso - que ambos possuem traços arquitetônicos característicos do neoclássico.

Esses monumentos arquitetônicos, por mais antigos que sejam, são considerados marcos na história de Aracaju, por isso toda essa importância e cuidado.

Palácio Fausto Cardoso, antigo prédio da Assembléia Legislativa do Estado de Sergipe (1868). (Fotos: Pedro Nascimento/Acervo IBGE)

O que vários edifícios históricos de Aracaju possuem em comum? A memória sergipana. É que desde a sua fundação, Aracaju tem passado por uma série de intervenções urbanísticas, no entanto, sem deixar suas marcas do passado, fazendo reviver a cada instante suas memórias retratadas na sucessão de gerações.

É importante ressaltar que, embora tenha acontecido várias transformações na estrutura de casas bastante antigas, por exemplo, com essas mudanças também puderam surgir novos padrões arquitetônicos, consequentemente, várias construções tornaram-se símbolos da capital sergipana.

Igreja de Santo Antônio, localizada na Colina do Santo Antônio, antigo Povoado do Santo Antônio da Cotinguiba. (Fotos: Pedro Nascimento)

Entre as quais resistiram ao tempo e continuam nas lembranças, estão, por exemplo, o antigo Colégio Atheneuzinho, o prédio da antiga Alfândega e o Palácio Serigy, que sucedeu o conhecido "Cadeião".

Palácio Ignácio Barbosa (1920), antiga sede da Prefeitura de Aracaju, localizado no Centro da Cidade. (Fotos: Pedro Nascimento/Acervo Prefeitura de Aracaju)

De qualquer forma, para que esses e outros patrimônios históricos continuem sendo conservados, é preciso recursos dos órgãos governamentais responsáveis pela preservação, como também a conscientização da sociedade. Ambos podem valorizar e defender os monumentos históricos que tanto dizem sobre a cidade dos cajueiros, berço de cultura e muita história para contar.

Paróquia São Pedro Pescador, localizada dentro do terreno do Aracaju Parque Shopping, no bairro Industrial. (Fotos: Pedro Nascimento/Acervo Aracaju Parque Shopping)

Igreja de São Salvador (1857), localizado no Calçadão comercial, localizado na Rua Laranjeiras. (Fotos: Pedro Nascimento/Acervo IBGE)

Centro de Turismo, antigo prédio da Escola Normal (1911), localizado no Centro. O prédio foi tombado como patrimônio histórico em 1984. (Foto: Pedro Nascimento/Acervo Sergipe em Fotos)

Catedral Arquidiocesana Nossa Senhora da Conceição (1875), localizada no Centro da Cidade. (Fotos: Pedro Nascimento/Acervo IBGE)

Cúria Metropolitana, antiga residência do conhecido italiano Nicola Mandarino (1883), suspeito de fornecer informações ao comandante do submarino alemão que torpedeou navios mercantes na costa sergipana. (Foto: Pedro Nascimento)

Museu da Gente Sergipana, antigo Colégio Atheneu Dom Pedro II, conhecido como Colégio Atheneuzinho (1926). O Museu foi inaugurado em 26 de novembro 2011 e fica localizado no Centro (Fotos: Acervo BANESE/Pedro Nascimento)

Centro Cultural de Aracaju, antigo prédio da Alfândega (1856), localizado na Praça General Valadão, no Centro da Cidade. (Foto: Pedro Nascimento)

Palácio da Cidadania, antigo casarão dos Rollemberg (1920), atual sede da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Sergipe, localizado no bairro São José. (Foto: Pedro Nascimento)

Secretaria de Estado da Saúde, antigo Palácio Serigy. Está situada no mesmo local onde antes funcionava a Cadeia Pública de Sergipe (1872). (Foto: Pedro Nascimento)

Mercado Municipal Antonio Franco artesanato (1926). Ao fundo, o Edifício Estado de Sergipe (1970), que possui 28 andares e 96 metros de altura. O prédio é conhecido como Maria Feliciana, numa alusão à uma ilustre sergipana que já foi considerada a mulher mais alta do país. (Foto: Pedro Nascimento)


  • A fotorreportagem foi escrita por Anneli Rodriges e Pedro Nascimento - acadêmicos do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Faz parte de um trabalho final da disciplina de Fotojornalismo, ministrada pela professora Greice Schneider. 

  • O trabalho foi apresentado através da plataforma Adobe Spark, que pode ser acessar clicando AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário